sexta-feira, 29 de junho de 2012

Depoimentos



Meu nome é Denise Aparecida Passarelli, sou aluna do curso de graduação em Gerontologia da Universidade Federal de São Carlo (UFSCar). Venho aqui partilhar minha experiência noVestibular 2012  que tange desde meu ingresso no Cursinho Popular Paulo Freire até minhas aprovações nos vestibulares.
Antes de discorrer sobre minha história, gostaria de expressar minha gratidão à Diretoria e ao corpo Docente do cursinho. Se não fosse a dedicação desses profissionais, com certeza eu não conseguiria realizar o meu sonho, sendo ele conseguir uma vaga em uma universidade pública.
No ano que eu finalizei meu ensino médio (2010) , os exames que prestei me mostraram a triste realidade das escolas públicas brasileiras: a DESAFASAGEM do ensino público em detrimento do ensino privado. Mesmo com minha deficiência de conteúdo, naquele ano consegui algumas aprovações no Sistema de Seleção Unificado (SISU) e no Programa Universidade para Todos (PROUNI). Não obstante, não pude ocupar minha vaga, pois não tinha condições de custear gastos com moradia e alimentação fora de meu município local.
Então, no ano de 2011 decidi fazer cursinho para posteriormente tentar uma vaga na Universidade Federal de São Carlos. Todavia, mais um evento infortúnio acometeu meus planos, o fato de minha família não querer custear um Cursinho convencional, o qual o valor era muito elevado.
Pensei em várias soluções, mas nenhuma se enquadrava, visto que era perceptível minha incapacidade de aprender todo o conteúdo cobrado no vestibular sem ajuda nenhuma.Quando eu estava completamente sem perspectivas, recebi uma visita deuma amiga que me falou sobre o cursinho popular com preço acessível. Quase não acreditei. À principio duvidei da procedência do ensino, pois o cursinho custava menos de 20% do valor de um convencional. Decidi arriscar, apostei todas as minhas fichas e, atualmente, estou em uma das melhores Universidades do Brasil. Sorte? Não! A resposta para isso é dedicação e sinergia de uma equipe.
Quanto ao trabalho do cursinho? Na minha sincera opinião, ele fez muito mais do que “jogar um contingente de disciplinas preparatórias para o vestibular”. Lá eu recebi todas as orientações necessárias sobre permanência na Universidade, as aulas eram participativas e instigava nosso senso crítico e consciência politica. Algo importante a ser salientado é que o Cursinho popular ensina que estar em Universidade Pública é muito mais do que simplesmente engolir toneladas de conteúdos presente um “programa de ensino” .
Finalizo meu relato expressando minha satisfação em ter sido aluna do Cursinho Popular Paulo Freire. Para aqueles que se encontram na minha antiga situação, posso dar uma dica: A estratégia é fundamental, pois quando não se sabe onde quer chegar, falta de objetivos, qualquer caminho o levará para o lugar errado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário